Baú Do Caipira

Baú Do Caipira de Baú Do Caipira

Baú Do Caipira

História da música caipira, (ou mais bem ruralista, como dizia o saudoso Capitão Furtado), sertaneja, interiorana... Entrevistas, documentários, conteúdo para preservar e perpetuar a memória da verdadeira música identitária brasileira!

Categorias: Música

Ouvir último episódio:

Aumenta o som, porque hoje trouxemos grandes apresentações Ao Vivo das duplas Ronaldo Viola & João Carvalho e Ronaldo Viola & Praiano!


Ronaldo Carandina, de nome artístico Ronaldo Viola (São Paulo, 25 de março de 1962 – São Paulo, 14 de julho de 2004) a se lado Manoel João de Carvalho (Taiúva/SP(não encontrei data de nascimento - São Paulo, 24 de jul. de 2021).

A dupla "Ronaldo Viola e João Carvalho" iniciou no ano de 1978 sua curta, porém expressiva, Carreira Artística, após o Festival da Música Sertaneja patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo, que teve lugar em diversas cidades do Interior Paulista, dentre elas, Santa Isabel-SP.

Defendendo uma música de autoria sua, juntamente com José Caetano Erba, Ronaldo foi vencedor, juntamente com João Carvalho e, a partir daí, decidiram formar a Dupla.

Em 1980, com apoio do Cantador, Compositor e Produtor Téo Azevedo, que os levou para a gravadora Fermata, Ronaldo Viola e João Carvalho gravaram o primeiro disco, "Cheiro Do Povão" (Discofran - DFLP 105), com destaque para a música "João e Maria" (Moniz). Esse Primeiro Disco foi uma Produção Independente distribuída pela Fermata.

O Segundo e o Terceiro Discos foram gravados na Tocantins, tendo já atingido um expressivo destaque no cenário nacional.

Considerados como Músicos de Raiz, a dupla procurou seguir o Estilo Autêntico de Tião Carreiro e Pardinho, seguindo no Mundo Artístico Profissional e fazendo sucesso nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, realizando diversas apresentações, tendo chegado à marca de 6 Discos gravados, entre LP's e CD's.

Merece destaque também o Quarto Disco, que a dupla gravou no ano de 1993: o LP "Ronaldo Viola e João Carvalho - Vol. 4" pela gravadora San Francisco (SFLP-1013), o qual contou com a Produção e os Arranjos do Maestro Martinez, tendo as Músicas "Paixão Goiana" (João de Paula - Romeu Wandscheer), "Esperança" (Ronaldo Viola) e "Viola Viva" (Praense - Romeu Wandscheer), além de "Volta Por Cima" (Tião Carreiro - Romeu Wandscheer). O disco também teve a participação especial do Locutor de Rodeios Barra Mansa na faixa "Rodeio Brasileiro" (Jesus Belmiro - Ronaldo Viola).

No ano 2001, no entanto, Ronaldo Viola e João Carvalho desfizeram a dupla, após quase 20 anos de atividade. E, a partir de 2002, Ronaldo Viola passou a cantar em dupla com o Praiano.

Almiro José Alves, o Praiano, já havia formado dupla em 1992 com Tião Carreiro, após o convite do próprio criador e rei do pagode que na época procurava por um novo parceiro para seu próximo disco. Praiano também já formou dupla com Peão Carreiro, com quem gravou dois discos.

Ronaldo Viola e Praiano gravou um único CD pela GT Musik, o qual foi bastante destacado pela preferência popular com a música "Desatino".

Episódios anteriores

  • 37 - Com vocês; Ronaldo Viola & João Carvalho! 
    Sun, 20 Mar 2022
  • 36 - SÉRGIO REIS- Entrevista com Piunti! 
    Fri, 11 Mar 2022
  • 35 - Com vocês, Lizandra Violeira! 
    Mon, 31 Jan 2022
  • 34 - Com vocês, Mayck & Lyan! 
    Tue, 11 Jan 2022
  • 33 - João Carreiro - Entrevista com Piunti! 
    Mon, 01 Nov 2021
Mostrar mais episódios

Mais podcasts de %(música)s brasileiros

Mais podcasts de música internacionais

Escolha o gênero do podcast